sábado, 25 de junho de 2011

Sábado ou Domingo?(Parte 2)

No post passado viram os argumentos dominicais e agora terão os argumentos sabáticos, os argumentos sabáticos contém alguns erros que foram corrigidos pelo próprio autor em sua réplica que você verão no segundo post, contando do próximo. Segue abaixo:

Olá Luís Felipe a seguir irei refutar os argumentos como me pediu, um por um e obrigado por me contatar espero que possamos ser "amigos virtuais" a partir de hoje e que possamos debater o assunto com o mais alto nível à luz da verdade que é Deus.Os argumentos da guarda do domingo seguem em itálico e minha resposta em fonte normal.

Primeiro – Após o nascimento da igreja em Atos, o Novo Testamento não revela que as atividades celebrativas cristãs foram realizadas aos sábados, mas sim aos Domingos.

Este argumento é totalmente anti-bíblico e se quer apresenta algum versículo na bíblia relacionado a isto, mas apresento e derrubo totalmente está teoria de que atividades celebrativas eram no domingo. Veja como no livro de atos os apóstolos faziam celebrações todos os dias da semana sendo o principal no sábado.
Atos 2:42 "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações."
Atos 2:46 "E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,"
Percebeu? Atos 2:46 é claro ao dizer que estas atividades eram feitas todos os dias, agora veja como era principalmente no sábado.
Atos 17:3 "E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras," Paulo escolheu especialmente 3 sábados para estudar as escrituras, como cristo fazia, e não o domingo.
Segundo – Os relatos sobre os sábados no NT estão ligadas aos Judeus e não aos Cristãos.
Quem escreveu isso tem pouco conhecimento da bíblia, uma prova de que os cristãos guardavam o sábado e não o domingo são alguns textos bíblicos como estes:
Lc. 23:52-56 "Esse, chegando a Pilatos, pediu o corpo de Jesus.

E, havendo-o tirado, envolveu-o num lençol, e pô-lo num sepulcro escavado numa penha, onde ninguém ainda havia sido posto.

E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado.

E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo.

E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento."

Maria não era cristã depois da morte de Cristo? Alguns vão dizer que não, então vou perguntar, se você for em Israel o que você vai encontrar mais? Judeus ou Cristãos? E quem os apóstolos procuravam para converter ao cristianismo, os cristãos? É óbvio que sempre tem judeu na história.

E se domingo fosse dia de guarda, Paulo não trabalharia no primeiro dia da semana.

Atos 18:1-4 "E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto.

E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles,

E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.

E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos."

Terceiro – O principal evento do cristianismo, a Ressurreição do Senhor, se deu no Domingo. Esse fato é relatado nos quatro evangelhos, destacando não somente o acontecimento, mas o dia do acontecimento.

Mas é claro que o dia tem que ser destacado é um dia histórico é a ressurreição do senhor e como poderia ele ter ressuscitado no sábado, se viesse a fazer isso não estaria transgredindo o mandamento de seu pai que diz para descansar no sábado? E que o dia é destacado e é importante eu sei e concordo, mas onde diz que o domingo é sagrado ou que tenho que guarda-lo? Jesus disse que teríamos que guardar o dia em que ele ressuscitasse?

Quarto – O ‘nascimento’ da igreja se deu em pentecostes, que era no Domingo!

Até agora não houve nenhuma prova de que o domingo é o dia de guarda, e porque com o nascimento da igreja devo guardar o domingo qual fato me leva a guardar o domingo? Mais vele guardar o dia em que a igreja nasceu ou o dia que Deus mandou eu guardar?

Quinto – Tendo em vista o pentecostes de Atos 2, as primícias das realizações cristãs foram feitas no Domingo. 1) Primeiro sermão, 2) Primeiras conversões e 3) Primeiro batismo realizado pela Igreja.

Também foi no Domingo que aconteceu o primeiro passo para a criação do universo, foi no domingo que houve a primeira luz, foi no domingo que houve a separação de luz e trevas, e foi no domingo que ocorreu primeiro dia do universo. Isso não aconteceu por acaso. E depois de tanta coisa ter acontecido no domingo na criação do universo, qual foi o dia que Deus mandou a gente guardar? Ex. 20:8 "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar."

Sexto – O Soberano Deus usou a palavra ‘Domingo= dia do Senhor’ em uma referência ao primeiro dia da semana em Apocalipse 1.10.

rsrsrsrsrs... Estes argumentos parecem até católicos, o significado do nome Domingo do latim dies Solis ou Solis dies tem como significado Dia do sol ou Dia do Deus sol porque o nome domingo era um dia do calendário romano e os dias do calendário romano tinha como objetivo adorar seus deuses (http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_Romano#Semana) e o domingo na época de Cristo (onde se usava este calendário, romano) tinha significado de dia do sol e não do Senhor, este significado veio a existir com a criação do calendário Gregoriano em 1582, muitos séculos após os escritos de João no Apocalipse, para que o domingo não tivesse um som de idolatria ao deus do sol o papado criou outro significado para a palavra que veio ser Dia do Senhor devido a ressurreição de Cristo e assim favorecer sua doutrina de guarda do domingo. Para ver sobre o calendário gregoriano: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_gregoriano

E origem da palavra domingo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dias_da_semana

Sétimo – Um livro Bíblico foi escrito sob revelação divina no Domingo.

Acabei de dizer de onde vem a palavra domingo e seu verdadeiro significado, então neste caso o dia do senhor é o sábado, já que Deus disse que o Sábado é o dia dele em Ex. 20:10 que diz "Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas."

Nono – Todos os teólogos cristãos da Reforma, os servos fieis de Deus, os Puritanos, bem como uma nuvem de teólogos fieis de todos os ramos do protestantismo, entenderam que os motivos acima são evidências bíblicas para considerar o Domingo como dia do Senhor.

O termo TODOS não deveria estar aplicado na oração, pois muitos teólogos de extrema importância guardavam e defendiam a guarda do sábado e não se esqueça do que Jesus disse: "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." Mt. 24:24. E se possível enganariam até os escolhidos, por isso não me assusto se teólogos concordam com doutrinas erradas.

Décimo – Colossenses 2.16,17 impede que qualquer guardador do sábado lance julgamento contra quem não guarda o sábado. Eu não julgo ninguém por guardar o domingo, apenas não concordo com a doutrina e depois este texto não se refere à sábados semanais. Um estudo exegético, lingüístico, estrutural, sintático e intertextual de Colossenses 2:16 com esses textos, desenvolvidos por Ron Du Preez, constatou que o verdadeiro antecedente dessa expressão está em Oséias 2:11, que diz: ‘Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades’. Enquanto os dias de ‘festa’ (hebraico hag; grego heorte) dizem respeito às ‘três festas de peregrinação da Páscoa, do Pentecostes e dos Tabernáculos, os ‘sábados’ (hebraico sabbat; grego sábbata) se referem às três celebrações adicionais das Trombetas, da Expiação e dos Anos Sabáticos… Em segundo lugar… Somente os ‘sábados’ cerimoniais judaicos, instituídos no Sinai (ver Lv 23), podem ser qualificados como ‘ordenanças’ e ‘sombras’ (Cl 2:17). O ‘sábado’ do sétimo dia, instituído na semana da criação (ver Gn 2:2, 3), é de natureza moral e não pode ser qualificado como mera ‘sombra das coisas que haviam de vir’ [os oponentes precisam entender que o sábado semanal, por ser um memorial de um evento passado – a criação – não pode ser uma “sombra de Cristo”. Ler Êxodo 20:8-11].

Luís espero que tenha lido com atenção meus argumentos e outra coisa no final o Luciano diz que nem se sabe como guardar o domingo direito, já o sábado Deus deixou bem claro como guardar, não acha que se fosse para guardar o domingo a bíblia não deixaria bem claro como guardar o domingo? Assim como fez com o sábado?

Aguardo ansiosamente uma resposta e sua opinião sobre meus argumentos.

Atenciosamente,

Charles W.


No próximo post as refutações dominicais.
Verdades na religião - Fernando silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário